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Filhos maduros na Educação

Filhos maduros na Educação

*Parte integrante do livro “Eu sou José | maturidade espiritual para homens de influência”

 

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E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar. Habacuque 2:14

Filhos maduros na Educação serão aqueles que levarão as áreas de conhecimento para outro nível.. A influência do espirito que tem promovido o humanismo secular, que têm reinando ilegalmente sobre toda busca pelo conhecimento, será exposto e colocado em cheque por aqueles providos do conhecimento da verdade.

A seguir, Israel disse a José: "Estou para morrer, mas Deus estará com vocês e os levará de volta à terra de seus antepassados. E a você, como alguém que está acima de seus irmãos, dou a região montanhosa que tomei dos amorreus com a minha espada e com o meu arco". Gênesis 48:21,22

 

É muito significativo que justamente a região montanhosa dos Amorreus seja dada aos descendentes de José. Amorreu significa “aquele que fala” ou “instrui” e “rebelde”

 

Segundo os historiadores, os Amorreus eram homens de boa aparência, exteriormente podiam não causar medo, porém eram violentos, e foi o povo que ofereceu a maior resistência ao avanço dos Israelistas.

 

Quando os Israelitas se rebelaram, e decidiram escalar as montanhas confiando na própria força, foram exatamente os Amorreus quem os atacaram e os expulsaram.

 

Mas quanto a vocês, dêem meia-volta e partam para o deserto pelo caminho do mar Vermelho".
Então vocês responderam: "Pecamos contra o Senhor. Nós subiremos e lutaremos, conforme tudo o que o Senhor, o nosso Deus, nos ordenou". Cada um de vocês preparou-se com as suas armas de guerra, achando que seria fácil subir a região montanhosa.

Mas o Senhor me disse: "Diga-lhes que não subam nem lutem, porque não estarei com vocês. Vocês serão derrotados pelos seus inimigos". Eu lhes disse isso, mas vocês não me deram ouvidos, rebelaram-se contra o Senhor e, com presunção, subiram a região montanhosa. Os amorreus que lá viviam os atacaram, os perseguiram como um enxame de abelhas e os arrasaram desde Seir até Hormá. Deuteronômio 1:40-44

 

A autossuficiência do pensamento humanista, trata-se da altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus.

 

As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.  2 Coríntios 10:4,5

 

Ao confrontar a pretensa sabedoria e desobediência dos Coríntios, que observavam apenas a “aparência” das coisas (v. 7), Paulo aponta exatamente para Cristo.

 

Vocês observam apenas a aparência das coisas. Se alguém está convencido de que pertence a Cristo, deveria considerar novamente consigo mesmo que, assim como ele, nós também pertencemos a Cristo. 2 Coríntios 10:7

 

A educação é a base de toda uma cultura, e a resistência dos Amorreus representa o princípio básico do humanismo, que afeta e infecta todas as demais montanhas, pois a educação e a instrução são a base para todos aqueles que estão no topo (liderança) de cada uma das outras montanhas, e influenciam diretamente cada uma delas.

 

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. Provérbios 22:6

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Tiago 3:15 nos fala de uma sabedoria que é humana, em contraponto a uma sabedoria que vem de Deus.

 

Deus é o fundador de todas as áreas do conhecimento. As primeiras e atualmente maiores universidades do mundo (Harvard, Yale, Princeton) foram fundadas com o propósito de mergulharem no conhecimento de Deus, enquanto se aprofundavam nas diversas áreas do conhecimento.

 

O famoso historiador judeu Flávio Josefo fala sobre os gregos da sua época, expõe a influência do espirito do pensamento grego até os dias de hoje: “os gregos, ao contrário, falam muito quando se trata de sustentar os seus interesses, quer em particular, quer perante os juízes, mas se calam quando é preciso reunir com muita dificuldade tudo que é necessário para compor uma história verdadeira e não acham estranho que aqueles que nenhum conhecimento têm dos feitos dos príncipes e dos grandes generais e são incapazes de os descrever ousem fazê-lo. Isso mostra que nós procuramos a verdade da história tanto quanto os gregos desprezam e disso se descuidam.

 

Ainda falando sobre eles, Flávio Josejo adverte à Ápio: As histórias gregas são as que menos devemos acreditar no que se refere ao conhecimento da antiguidade; os gregos muito tarde iniciaram-se nas letras e nas ciências.

 

Em um sistema de educação totalmente influenciado pelo sistema de pensamento grego, em que mesmo com toda aparente sofisticação de um acumulo de conhecimento através de técnicas filosóficas que supervalorizam a comprovação das teorias, desprezam a Verdade.

 

Em contato com o Criador podemos aprender sobre todas as coisas da criação, porém, negligenciada pela igreja, o inimigo tem utilizado esse área para propagar ideias humanistas e ateístas como fundamento para o conhecimento.

 

Se o seu chamado está de alguma forma ligada à educação, a batalha nesse campo trata-se de algo estratégico para Deus.

 

Toda área da educação deve estar ligada à verdade, e o fundamento de todo conhecimento e aprendizado deve ser o temor do Senhor, seu chamado é na preparação de uma nova geração, na revelação da verdade, através do ensino, da formulação de currículos, e de novas estratégias dadas por Deus para "ensinar a criança no caminho em que deve andar". (Pv 22:6).

 

Filhos maduros na Educação, serão aqueles que usarão de sabedoria sobrenatural para levar a influência do Reino para dentro dos sistemas de educação, influenciarão as grades curriculares, trarão a presença de Deus para os sistemas e para os meios de ensino, para as escolas e universidades.

 

Filhos Maduros, homens e mulheres que serão referências em suas áreas de atuação, na formação do conhecimento, em novas técnicas e sistemas de ensino, e que saberão fluir no conhecimento de Deus, manifestando sua presença e sabedoria, influenciando os sistemas de Educação, estarão influenciando toda a cultura.